Laboratório de Ambidestralidade

LabAmb

 

O Laboratório de Ambidestralidade é uma nova linha de pesquisa o do grupo de pesquisa EC&D que busca analisar em profundidade esse fenômeno socialmente construído. Têm-se como pesquisas prioritárias para os anos de 2022 a 2027 os seguintes projetos:

 

 

Título: AMBIDESTRALIDADE ORGANIZACIONAL EM ASSOCIAÇÕES QUILOMBOLAS UMA INVESTIGAÇÃO NO TERRITÓRIO KALUNGA

Resumo: O presente projeto de pesquisa, a partir de uma lente qualitativa e etnográfica, busca compreender como os gestores das associações quilombolas Kalunga equilibram o conhecimento ancestral e emergente à luz da teoria da Ambidestralidade Organizacional. Enquanto abordagem metodológica, a pesquisa utilizará de entrevistas, observação participante e análises documental como fonte de dados em associações quilombolas atuantes no território Kalunga. A técnica de análise dos dados, espera-se fazer uso da análise sociológica do discurso e análise do conteúdo. O projeto terá duração de 5 anos (2022-2027) e espera-se apresentar novos elementos à teoria da Ambidestralidade Organizacional especialmente numa perspectiva sociológica e histórica.

 

 

Título: AMBIDESTRALIDADE E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS RELAÇÕES COM OS SISTEMAS DE CONTROLES GERENCIAIS EM ONGS BRASILEIRAS

Resumo: Este trabalho busca investigar a relação existente entre a ambidestralidade, os sistema de controle gerenciais e a aprendizagem organizacional nas APAEs brasileiras. A pesquisa será quantitativa, com uma abordagem descritiva, utilizando fonte de dados primárias (questinários), a população é composta de 2.178 ONGs. Oriundo desta pesquisa, serão desenvolvidos dois artigos científicos, sendo que o primeiro busca provar que o sistema de controle gerencial tem relação positiva com a ambidestralidade e o segundo trabalho, busca provar a hipótese que o sistema de controle gerencial media (mediação) a interação entre a aprendizagem organizacional e a ambidestrabilidade.

 

 

Título: MECANISMOS DE CONTROLE E AMBIDESTRALIDADE ORGANIZACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS INTERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Resumo: O presente projeto de pesquisa busca investigar, compreender, aplicar e dilatar as teorias envolvendo os sistemas de controles gerenciais e a sua interação com a capacidade de inovação em diferentes tipos de organizações (públicas, privadas, organizações sem fins lucrativos, associações e cooperativas), e, de forma adicional, avaliar o papel mediador e/ou moderador das estruturas de governança, o impacto dos diferentes tipos de aprendizagens e os diferentes estilos de liderança. Esse é um projeto de pesquisa amplo (guarda chuva) e dele serão germinados diversos produtos específicos, tais como: a) artigos científicos, b) cursos de extensão e c) produtos técnicos.