banner oficial

Integrante do LACIS/UFG apresenta dois artigos científicos no Congresso Anpcont, um dos principais eventos da Área Contábil.

Ana Carolina Teixeira, mestranda em Administração, apresenta dois trabalhos na área de Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC) durante o Congresso Anpcont.

Ana Carolina Teixeira Pinho, mestranda em Administração na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou dois artigos durante o Congresso Anpcont, organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Universidade de Brasília (UnB).

No dia 3 de dezembro, na área temática de Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC), foi apresentado o primeiro artigo, com o tema:“Contraponto ao tradicional: como a geração Z entende o que é ser um bom líder”. O trabalho analisou o conceito de liderança e as expectativas da geração Z, ressaltando estilos como a liderança transformacional, que valoriza a humanização e a confiança. O estudo aponta que, para acolher a geração Z no ambiente organizacional, será necessário repensar valores, inovar na comunicação e atualizar os mecanismos de trabalho. 

Posteriormente, no dia 5 de dezembro, também na mesma área temática, foi apresentado o artigo com o título "Reflexões sobre a cultura Kalunga: uma investigação das inovações da Associação Quilombo Kalunga", que teve como objetivo compreender as principais inovações implementadas pela Associação Quilombo Kalunga à luz da teoria da Ambidestralidade Organizacional. Como resultados, a pesquisa apresenta diversas inovações adotadas pela Associação Quilombo Kalunga, dentre elas a inclusão de drones para o mapeamento e monitoramento do território. Além disso, foi possível observar que as práticas de inovação mapeadas no contexto da AQK, em essência, buscam proteger e defender os comunitários, o território e a cultura.

Nesse sentido, ao comentar sua participação no congresso, a discente destacou que a experiência foi ainda mais especial por apresentar dois artigos voltados à temática da diversidade e inclusão no contexto organizacional e contábil. Segundo ela,"Isso sinaliza que a contabilidade e a gestão como um todo caminham, mesmo que a passos lentos e tímidos, para ambientes mais acolhedores e atentos às diversidades da sociedade". 

APRESENTAÇÃO ANA CAROLINA-ANPCONT

Nós, do LACIS/UFG, parabenizamos a discente pela dedicação na realização das pesquisas. Agradecemos, ainda, à comunidade Kalunga por permitir o acesso aos seus conhecimentos, o que tornou possível o desenvolvimento de um dos artigos apresentados.