
Pesquisadora do LACIS/UFG apresenta artigo no EnANPAD 2025
Adriana de Azevedo Ramos Bandeira, mestre em Ciências Contábeis e doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM/UFG), apresentou seu artigo com o tema "Ambidestralidade em Organizações Sociais: uma revisão interativa da literatura", no encontro anual da ANPAD–EnANPAD 2025.
No congresso reconhecido como o mais importante da área de Administração no Brasil, realizado entre os dias 1 e 3 de outubro na Universidade Tiradentes, em Aracaju, a doutoranda apresentou sua pesquisa, cujo objetivo foi identificar, na literatura, como a ambidestralidade organizacional, especialmente nos processos de inovação, é investigada no âmbito das organizações sociais. Como resultado, a pesquisa identificou estudos sobre ambidestralidade em ambientes não convencionais da economia, em consonância com trabalhos científicos já publicados na área.
Como principais contribuições, o trabalho contribuiu teoricamente ao oferecer uma análise temporal da ambidestralidade e ao evidenciar a escassez de estudos voltados ao público pesquisado. Na prática, a pesquisa abre espaço para discussões estratégicas sobre a necessidade do equilíbrio entre as habilidades exploration e exploitation também em ambientes de organizações sociais.
A pesquisadora destacou a relevância da sua experiência, afirmando: "A publicação deste artigo, em um evento de relevância como o Enanpad, constitui uma etapa significativa do meu percurso de doutoramento. A principal contribuição desta revisão reside na visibilidade conferida ao tema, tanto no âmbito acadêmico quanto no estímulo a discussões que visam à atualização de políticas públicas voltadas à gestão em organizações sociais."
O trabalho completo pode ser acessado no anais da ANPAD:https://anpad.com.br/pt_br/index
*Foto autorizada para publicação
Nós, do LACIS/UFG, parabenizamos a doutoranda pela dedicação à pesquisa e desejamos que seus resultados continuem recebendo o reconhecimento merecido!