
Panorama do Cooperativismo Goiano 2024
A pedido do Sistema OCB/GO, o Laboratório de Contabilidade, Inovação e Sociedade da Universidade Federal de Goiás (LACIS/UFG) produziu um estudo detalhado sobre as cooperativas goianas.
As cooperativas são formadas por um grupo de pessoas que possuem um objetivo comum e tem uma finalidade socioeconômica. Elas são constituídas de forma democrática e operam com base em princípios e valores, como sustentabilidade, intercooperação e responsabilidade social. Estão presentes em diversos ramos, incluindo: Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, e Transporte.
Assim, compreendendo a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social, a pedido do sistema OCB/GO, o Laboratório de Contabilidade, Inovação e Sociedade da Universidade Federal de Goiás (LACIS/UFG) realizou uma pesquisa aprofundada para o levantamento de dados sobre as cooperativas goianas, fornecendo dados que servem como base para um diagnóstico completo dos setores e, contribuindo para medir o impacto das cooperativas na economia regional e na sociedade.
Os principais resultados do panorama foram apresentados aos respectivos interessados na manhã do dia 14 de novembro, pelo professor Doutor Juliano Lima Soares, coordenador do projeto e do Laboratório de Contabilidade, Inovação e Sociedade (LACIS/UFG). Os resultados revelaram que, no estado de Goiás, o número de cooperados, ou seja, os participantes de uma cooperativa, passou de 464 mil para 609 mil, representando um aumento de 31,3%. Além disso, a pesquisa revelou que, entre as 251 cooperativas participantes do estudo, os ramos mais representativos foram o agropecuário, crédito e saúde, com 36%, 31% e 21%, respectivamente.
Ao se tratar dos resultados financeiros, o conjunto das cooperativas resultaram em mais de 60 bilhões de ativos totais, cerca 31 bilhões de ingressos e quase 3 bilhões de sobras. O ramo de crédito, destacou-se no valor em ativos totais, com mais de 47 bilhões, correspondendo a mais de 70% dos ativos totais das cooperativas. Já o ramo agropecuário se destacou com maior ingressos e sobras, alcançando 17, 4 bilhões em faturamento e 1,8 bilhões de sobras.
Estes resultados, segundo o que está descrito no livro do Panorama do cooperativismo 2024 "ajuda a medir o impacto das cooperativas na economia e na sociedade. Isso inclui a geração de empregos, o aumento da renda das comunidades locais e a promoção da inclusão social. Ter números concretos e indicadores confiáveis nesse sentido é fundamental para que as cooperativas possam demonstrar seu valor e influenciar políticas públicas favoráveis".
Para acessar os resultados completos do panorama do cooperativismo, acesse o link: https://www.goiascooperativo.coop.br/wp-content/uploads/2024/11/Panorama-2024.pdf
Parabenizamos a equipe do Laboratório de Contabilidade, Inovação e Sociedade (LACIS/UFG) e a equipe do sistema OCB/GO, pelo excelente trabalho realizado.