Capa IV encontro Kalunga

VI encontro de pesquisas, diálogos, saberes, e fazeres Quilombolas Kalungas.

O Quilombo Kalunga é o maior quilombo do país. E, as comunidades quilombolas são grupos sociais com identidade cultural própria, que mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados (MDS, 2015).

O Encontro de Pesquisas, Diálogos, Saberes e Fazeres Quilombolas Kalungas, realizado desde sua primeira edição em 2011, celebra a riqueza dos saberes vivos dessas comunidades. O evento é organizado por uma rede de pesquisadores composta por moradores das comunidades quilombolas Kalunga de Goiás e Tocantins, além de professores de instituições de ensino superior e básico, e integrantes de movimentos sociais.

Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 26 a 30 de setembro, na comunidade Kalunga Vão de Almas, localizado no município de Cavalcante-GO, com a temática: "De Pesquisados a Pesquisadores: Quem Pode Falar?". A Temática incentivou os quilombolas a assumirem um papel central na produção e disseminação de seus próprios saberes.

Desde sua primeira edição, o encontro tem se consolidado como um espaço que reforça temas essenciais como igualdade racial, direitos humanos, políticas sociais e a resistência étnico-racial, sempre em diálogo direto com as realidades vividas pelas comunidades.

Segundo o pesquisador Ricardo Lima dos Santos, que esteve presente no evento, sua participação neste encontro de pesquisadores expandiu a compreensão sobre a relevância da intelectualidade quilombola para a produção de conhecimentos nas múltiplas áreas das ciências, como também o inspirou, enquanto estudante, a reavaliar suas abordagens em relação à pesquisa.

IV ENCONTRO KALUNGA

A publicação das fotos foram autorizadas previamente pelo participante do evento.

Nós, do LACIS/UFG, parabenizamos todos os envolvidos no evento e, especialmente, expressamos nosso respeito e admiração aos membros das comunidades Quilombo Kalunga, que generosamente permitem aos acadêmicos o acesso a seus ricos conhecimentos.

Source: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/cadastro_unico/_Guia_de_Cadastramento_de_Familias_Quilombolas.pdf

Related Url: https://www.instagram.com/p/C_oWePPOa94/?igsh=Y3g0a2FwNGZ6dnFw